Eco02006 2o. semestre de 2009
Prof. Ronald Hillbrecht
ottohill@ufrgs.br
Programa da Disciplina

Primeiras aulas

Veremos o vídeo Commanding Heights, uma interessante história da batalha de idéias do século XX. Além do vídeo, confira os comentários do Cristiano Costa e leia também este link aqui.

sábado, 15 de agosto de 2009

Apresentações

Deixe nos comentários sua apresentação para a disciplina, com nome, e-mail e uma mensagem se preferir.

Tivemos nos comentários um convidado ilustre. Cristiano Costa foi aluno de graduação em economia aqui na FCE, fez mestrado na EPGE e está terminando seu doutorado na Pennsylvania (EUA). Agradecemos sua participação!

30 comentários:

blogdocris233 disse...

Oi Ronald,
seguem aqui algumas palavras minhas.

Os cursos de economia internacional e de monetária foram fundamentais na minha formação como economista. Eles construíram a base intuitiva que eu carrego até hoje sobre questões macroconômicas. Também pudera, eu fiz esses cursos em meio a toda aquela desvalorização cambial e turbulências macroeconômicas. Tive que ler muito para entender o que acontecia no Brasil e no mundo naqueles anos de 1999 a 2001.

Foram esses cursos, juntamente com os de macroeconomia, que me ajudaram a entrar na EPGE. A minha maior nota na prova da ANPEC foi justamente em Macro. Apesar de eu gostar e estudar mais Micro.

Mas acho que a maior contribuição desses cursos foi a de abrir os meus olhos para a existência de modelos mais modernos, muitos deles simples, que realmente ajudam a explicar os acontecimentos ao nosso redor, ao invés de manter meus esforços em escritos de economistas desta ou daquela escola de pensamento.

Foi nessa seqüência de cursos (e com a crise cambial que acontecia) que eu me dei conta da importância de determinados conceitos, relações e modelos. Especialemte os que tinham moeda, governo e mais de dois países.

Desejo a todos um excelente curso!

Fica aí o meu desejo de boa sorte para os alunos do curso e um parabéns ao Ronald por montar esta página/blog.

Abraço,
Cristiano

Marivia de Aguiar Nunes disse...

Nome: Marivia de Aguiar Nunes
e-mail: marivia@ibest.com.br

De início, espero que que essa ferramenta nos auxilie na construção de conhecimentos sólidos e úteis, tanto em Economia Internacional quanto em outros campos da Economia que eventualmente poderão vir a ser aqui discutidos. Bons estudos a todos!

Unknown disse...

Olá, sou aluno
Marcos S Becker
mrc.becker@gmail.com

Unknown disse...

Gostei da idéia do blog.
Meu e-mail é eduh17@hotmail.com

Unknown disse...

Também achei muito boa a idéia do blog. Espero que isso possa organizar melhor a matéria e agregar as opiniões.
Amelio Favaretto
ameliocf#yahoo.com.br

allanabbas disse...

Olá, meu nome é Allan Zorzi Abbas e meu e-mail é allanabbas@hotmail.com. A utilização de ferramentas que auxiliem a favor de uma maior interação entre os alunos e as suas idéias sempre são bem-vindas. Boa iniciativa! A mudança de sala do prédio da reitoria para a FCE também vale ser destacado, pois assim temos mais instrumentos para nos auxiliarem nos estudos como: slides, internet, etc.

Ricardo disse...

Ricardo Schweitzer de Paula Dias
ricardospd@gmail.com

Unknown disse...

Espero da disciplina que tenhamos conteudos de ponta e em linha com as melhores faculdade de economia do mundo, para termos uma boa base e competirmos a altura em um futuro próximo.

Nome: Guilherme Augusto da Silva
E-mail: guilhermesilvars@gmail.com

Unknown disse...

Paulo Fernando Motula
paulofnm@gmail.com

Unknown disse...

Gabriela Lunardi de Almeida
glunardi.almeida@gmail.com

Minha expectativa inicial para esta cadeira é de que o conteúdo seja melhor apresentado e desenvolvido do que em Internacional I.

Unknown disse...

Gostei bastante da ideia do blog tambem =P
Nathalia Huber Machado
nathalia@hubermachado.net

Unknown disse...

OI!
Adorei a idéia do blog!
Denise Rejane Mello da Silva
deniserms@gmail.com

Unknown disse...

Ótima iniciativa!
Bianca Ruffato
bianca_ruffato@hotmail.com

Unknown disse...

Nome: Hélder Santos
E-mail: helder.santos@br.pwc.com

Unknown disse...

Oi! Me gusto mucho tambien el blog. espero que nos sea de mucha utilidade.
Nadiuzka O. Ramos Troetsch
troetsch_nady@hotmail.com

Unknown disse...

Daiana Corin Chaves

email: dadichaves@hotmail.com

Aline Wagner disse...

Aline Adamy Wagner
e-mail:alineadw@hotmail.com

Muito boa a idéia do blog e do vídeo sobre a história econômica. Nesta disciplina teremos a oportunidade de ampliar o nosso conhecimento.

Unknown disse...

Buenas,
Nelson Horvath Junior
nelsonhj@gmail.com

Unknown disse...

Concordo com os colegas, o blog é uma ferramenta válida pela sua praticidade e organização. Em relação aos conteúdos que veremos na disciplina, espero que contribuam decisivamente na formação do ferramental analítico que nossa profissão exige.

Paulo Roberto Sbaraini Lunardi
paulo.lunardi@gmail.com

Unknown disse...

Bom semestre a todos.
Enéias Rossoni
eneias.rossoni@gmail.com

Anônimo disse...

Lenon Antunes Leopoldo Bier
lenonbier@hotmail.com

Unknown disse...

Felipe Costa
fcostapoa@bol.com.br

Ademar disse...

O blog é uma ótima idéia para aumentar a participação e aprendizado.

Ademar Frizon Filho
ademar.frizon@terra.com.br

Daniel Pappen disse...

O blog deve mesmo ser uma boa idéia.
Daniel Pappen
daniel.pappen@ufrgs.br

Unknown disse...

Elen Jacques Marcelo
E-mail: peqelen@gmail.com

Unknown disse...

Aprovada a idéia do blog e também das aulas com filme...

Bom semestre a todos

Gisele Salvagni
giselesalvagni@hotmail.com

Gabriel disse...

Muito boa a inciativa!!

Gabriel Gorgen Nunes

gabrielgorgen@hotmail.com

Unknown disse...

Boa Tarde
Sou o Anderson Oltramari Jaskulski
eddy_jaskulski@yahoo.com.br

teh mais

Unknown disse...

Alexandre Gomes Almeida
tande_almeida@hotmail.com

Anônimo disse...

Gabriel Torres
gabriel.ptorres@hotmail.com